blog

Mitos

Se tiver periodontite perco os dentes todos?

FALSO – A periodontite é causada por bactérias, que são responsáveis por atacar o osso que suporta os dentes, daí a mobilidade excessiva e consequentes doenças orais. Todas as doenças orais, quando descobertas a tempo, têm solução.

As próteses duram para sempre e não se desajustam?

FALSO – Na vida tudo se desajusta, incluindo o osso que suporta a dentadura.
A prótese desgasta-se, tal como se desgastam os próprios dentes. O interessante é que você pode sempre fazer uma outra.

Os implantes podem causar alergia ou rejeição?

FALSO – Os implantes dentários são feitos a partir de material de titânio cirúrgico que é biocompatível (está integrado no osso) e osso-integrável (é fixado ao osso). O titânio é um metal que não mostrou nenhuma reacção tóxica sobre tecidos vivos. Não há rejeição, mas pode ocorrer colonização bacteriana, que a maioria das vezes ocorre por falta de higiene, tabagismo, alcoolismo e isso ocorre depois de alguns anos, não imediatamente.

Os molares e dentes de leite não se restauram, porque eles caem?

FALSO – Eles não têm raiz quando caem porque o dente que está a nascer tem uma camada ao redor, que é responsável por comer as raízes e fazer o seu caminho para erupcionar. Por isso é tão importante manter os dentes sãos até ao final.

Um dentre tratado não sofre cáries?

FALSO – Se não cuidarmos bem dos dentes e não tivermos uma bom higiene dental podem formar-se novas cáries.

 

 

Sugestões

Na nossa caixa de correio pode deixar suas sugestões, reclamações ou reivindicações referentes ao funcionamento da nossa clínica, a fim de melhorar o seu desempenho ou para corrigir eventuais defeitos.
Para fazer isso deve preencher o formulário abaixo:

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

captcha

Perguntas frequentes

Estas são as dúvidas mais frequentes dos nossos pacientes.

Com que idade é normal que se percam dentes?

A perda de dentes não é inerente à idade do paciente, isto é, não ser maior ou envelhecimento tem que ser inócua. Se a limpeza dental e interdental adequada é realizada e visita o seu dentista regularmente, você provavelmente será capaz de sorrir e comer à vontade, mesmo em idade avançada.

A vedação de molares é adequada em crianças?

Melhor do que vedar os molares é ensinar crianças a escovar os dentes e acompanhá-las ao seu dentista. Mas isto não implica que deixe de escovar os dentes, pois o risco de cáries mantém-se.

A partir de que idade devem as crianças ir ao dentista?

Eles devem ir acompanhando os pais para se acostumarem com o dentista e obrigatório irem a partir dos 5 anos de idade.

As limpezas podem estragar o esmalte?

A limpeza dental profissional ou profilaxia não prejudica o esmalte; em vez disso, remove a placa e cálculo ligado à superfície dentária.

As grávidas podem fazer raioX dental?

Raios-x dentários devem ser evitados durante os primeiros 3 meses de gravidez, a partir do segundo trimestre pode ser feito se eles são essenciais para as medidas de segurança adequadas: avental de chumbo.

Porque ocorre o bruxismo?

Pela instabilidade oclusal ou dos nervos.

Conselhos

Conselhos de saúde dental:

  • Escovar os dentes após a meia hora depois de cada refeição e depois de comer alimentos alcalinos. Se você não pode fazer isso, tente remover as sobras o mais rápido possível para evitar as bactérias que provocam as cáries.
  • Use um elixir, é o complemento ideal para a escovagem dos dentes. consulte o seu dentista para ver qual é o adequado ao seu caso.
  • Complemente a escovagem com o uso de fio dental.
  • Visite o seu dentista pelo menos duas vezes ao ano.
  • Faça no mínimo uma limpeza por ano. Aconselhe-se com o seu dentista.
  • Se tiver alguma dúvida consulte o seu dentista, ele está lá para o esclarecer.

Como lavar os dentes?

Escovar duas vezes por dia:
É importante manter o hábito de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia. (Depois do pequeno-almoço e antes de dormir).

Use uma pasta de dentes com flúor:
Uma vez que este elemento remineralizar os dentes e previne a cárie dentária.

Começa pelas zonas difíceis:
Recomenda-se começar pela parte de trás dos dentes, pois o acesso tem maior dificuldade. Então você se certifica de que esta área estará limpa.

Escove corretamente:
É necessário inclinar a escova de cerca de 45 graus de modo que a parte superior das cerdas alcançe a borda entre a gengiva e o dente. A partir desta posição inicial, arraste a escova em toda a superfície de seus dentes.

Não poupe tempo:
Cada escovagem deve durar, pelo menos, dois minutos.

Não usar demasiada água:
O efeito do fluor torna-se maior quanto mais tempo está em contato com o esmalte do dente, por isso é recomendado para enxaguar a boca com a quantidade certa de água. Este será um remanescente desse elemento químico nos dentes, e pode aumentar o seu efeito anticárie.

Escova Dental:
Há apenas um tipo de escova de dentes elétrica que tem demonstrado maior eficácia em comparação com uma escova de dentes manual. Ele consiste de uma pequena cabeça redonda que realiza movimentos oscilantes. Para escovar os dentes a técnica é a mesma que é usada com uma escova tradicional.

O fio dental também é necessário:
Para áreas entre os dentes, a escovagem não é suficiente. Usar fio dental para garantir a limpeza completa e prevenir as cáries nessas áreas é fundamental.

Imagem em 3D

  • tac

Nas nossas clinicas contamos com o TAC Dental, o último em tecnologia para o diagnóstico buco-maxilo-facial e que nos fornece uma vista tridimensional das estruturas dento-maxilares.

Os Raio X panorâmicos também ajudam a revelar a existência de problemas, tais como:

  • doenças periodontais avançadas
  • quistos orais
  • tumores e cancro da boca
  • dentes estragados
  • articulação temporomandibular e distúrbios da articulação.
  • sinusite